Quinta, 19 Setembro 2024

SINDESP/CE COMEMORA 36 ANOS DE EXCELÊNCIA E DEDICAÇÃO AO SETOR DE SEGURANÇA PRIVADA NO CEARÁ

19 de agosto de 2024 marca um momento significativo para o Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado do Ceará (Sindesp/CE), que celebra 36 anos de fundação. Desde 1988, o Sindesp/CE tem se estabelecido como uma entidade essencial na defesa dos interesses do setor de segurança privada no Estado, desempenhando um papel vital na construção de um ambiente mais seguro e bem regulado para empresas e profissionais do ramo.

"Este é um momento para celebrarmos nosso passado e planejarmos nosso futuro. Ao completarmos 36 anos, reafirmamos nosso compromisso com a inovação e a excelência, garantindo que o setor de segurança privada no Ceará continue a ser um exemplo para o País. O Sindesp/CE tem uma longa trajetória de dedicação e excelência, e isso não seria possível sem o apoio e a confiança de cada um de nossos associados. Agradecemos a todos pela parceria e pelo comprometimento contínuo. Juntos, continuaremos a avançar e a promover um setor de segurança privada cada vez mais forte e unido.” — destacou Halano Soares Cunha, Presidente do Sindesp/CE.

História e Legado

Ao longo de mais de três décadas, o Sindesp/CE tem liderado diversas iniciativas que transformaram o cenário da segurança privada no Ceará. Desde a sua fundação, o sindicato tem sido um pilar de apoio para as empresas associadas, ajudando a moldar políticas públicas que favorecem o crescimento sustentável do setor. O Sindesp/CE também esteve na linha de frente na criação da Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist), sendo um dos sindicatos fundadores, o que demonstra seu papel de liderança e influência no cenário nacional.

Modernização e Estrutura

Um marco importante para o Sindesp/CE foi a inauguração de sua nova sede em 10 de setembro de 2020, localizada em Fortaleza. A nova estrutura, moderna e funcional, foi projetada para oferecer um espaço de alta qualidade para reuniões, capacitações e eventos. Com salas dedicadas à história do sindicato e espaços para o desenvolvimento de novos projetos, a sede reflete a evolução contínua e o compromisso do Sindesp/CE com seus associados.

Compromisso com os Associados e o Setor

O Sindesp/CE tem sido incansável na defesa de uma reforma tributária que beneficie o setor de segurança privada, reconhecendo a importância de um sistema tributário justo para o crescimento das empresas. Além disso, o sindicato promove o fortalecimento do associativismo, entendendo que a união entre as empresas é fundamental para enfrentar os desafios do mercado e garantir a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade.

A comemoração coincide com a aprovação pelo Senado do novo Estatuto da Segurança Privada, que aconteceu em 13 de agosto de 2024, estabelecendo um novo marco regulatório para o setor.

O Estatuto, que agora aguarda a sanção presidencial, moderniza uma legislação que estava em vigor desde 1983, adaptando-a aos desafios contemporâneos da segurança privada. As novas normas introduzem mudanças significativas em diversas áreas cruciais. Um dos principais pontos de modernização é a exigência de normas mais rígidas para a formação e capacitação dos profissionais, garantindo que os trabalhadores do setor possuam o preparo necessário para lidar com as demandas atuais e futuras. Essa medida eleva o nível de qualificação dos profissionais, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados.

Outro ponto fundamental é o fortalecimento das competências de fiscalização da Polícia Federal, que agora terá mais autonomia e recursos para atuar de forma eficaz na supervisão das empresas e dos profissionais de segurança privada. Essa ampliação no poder de fiscalização visa combater irregularidades e assegurar que as operações no setor sejam conduzidas conforme as novas exigências legais.

Além disso, o Estatuto introduz a exigência de um capital social mínimo para a constituição das empresas de segurança privada, o que tende a profissionalizar o setor ao garantir que apenas empresas com uma base financeira sólida possam operar. Essa mudança evitará a proliferação de empresas que não possuem capacidade financeira para cumprir com suas obrigações legais e contratuais.

Outra inovação é a proibição da prestação de serviços por cooperativas e profissionais autônomos. Essa medida é um passo importante na formalização do setor, uma vez que visa erradicar práticas que conduzem muitas vezes à informalidade e à precarização dos serviços. Com a proibição, pretende-se assegurar que apenas empresas regulamentadas e devidamente estruturadas possam oferecer serviços de segurança, protegendo tanto os trabalhadores quanto os clientes.

O presidente do Sindesp/CE ressalta a importância da aprovação do Estatuto para a proteção das empresas, funcionários e clientes, destacando que a segurança privada está cada vez mais integrada ao cotidiano da sociedade cearense. Com essas mudanças, espera-se que o setor se alinhe às melhores práticas globais, aumentando a confiança e a segurança dos serviços prestados.

Com uma equipe comprometida e atuante, o Sindesp/CE continua a liderar esforços, garantindo que o setor permaneça alinhado com as melhores práticas. Essa dedicação se reflete em cada uma de suas ações, desde o suporte jurídico até a representação das empresas associadas.

Olhando para o Futuro

Ao celebrar 36 anos de história, o Sindesp/CE não apenas comemora suas conquistas passadas, mas também se prepara para os desafios futuros. O sindicato continua a expandir suas iniciativas, buscando sempre novas maneiras de contribuir para a segurança e o bem- estar da população cearense. Com uma visão clara e um compromisso inabalável com a excelência, o Sindesp/CE permanece como um líder indiscutível no setor de segurança privada no Ceará.

O aniversário de 36 anos do Sindesp/CE é, portanto, um momento para refletir sobre o impacto positivo que a entidade teve e continua a ter no setor de segurança privada, reafirmando seu papel como um defensor da bandeira da carteira incansável dos interesses de seus associados e da sociedade como um todo.

A nova diretoria defende uma reforma tributária justa, sem aumento de impostos para o setor de serviços e, consequentemente, a segurança privada e a retomada dos postos de trabalho perdidos nos últimos anos.

Rua: Pereira Filgueiras,

2020 - Meireles,