Quinta, 19 Setembro 2024

SINDESP/CE: MÊS DE CAMPANHA DA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO – UM COMPROMISSO COM A VIDA E O FORTALECIMENTO DO SETOR DE SEGURANÇA PRIVADA

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de grande importância, dedicada à prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental. Ao longo do mês, uma série de iniciativas é realizada com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a relevância de cuidar da saúde emocional e de reconhecer os sinais de que alguém possa estar enfrentando dificuldades. Esta campanha, essencial para o bem-estar coletivo, não só busca educar e informar, mas também destaca a necessidade de uma abordagem empática e proativa em relação à saúde mental. Para as empresas associadas, a campanha ganha um significado ainda mais profundo, pois o seguimento lida diariamente com situações de alta pressão e estresse. É essencial que todos nós abracemos essa causa e nos empenhemos em criar um ambiente de trabalho que valorize e promova à saúde mental de nossos colaboradores.

A vida de um profissional da segurança privada é repleta de desafios e pressões. Muitas vezes, esses profissionais enfrentam situações de risco, isolamento e estresse intenso. Como entidade representativa do setor, o Sindesp/CE entende que a promoção da saúde mental é fundamental para a segurança e bem-estar de nossos colaboradores. Por isso, queremos dedicar este mês para reforçar a importância da campanha e orientar nossas empresas associadas sobre como promover ações que possam fazer a diferença na vida de seus colaboradores.

Por que o Setembro Amarelo é Importante para o Setor de Segurança Privada?

A segurança privada é um dos pilares fundamentais da sociedade moderna. Nossos profissionais desempenham um papel vital, atuando na linha de frente para proteger pessoas, patrimônios e assegurar a ordem em diferentes contextos. Eles são os guardiões silenciosos que, muitas vezes, enfrentam situações de risco, tensão constante e longas jornadas de trabalho. Essa responsabilidade imensa, embora seja motivo de orgulho, também pode se transformar em uma fonte significativa de estresse e desgaste emocional.

O ambiente de trabalho de um profissional de segurança privada é desafiador. Eles estão expostos a situações que exigem constante vigilância e prontidão, muitas vezes em ambientes de alta pressão e potencial perigo. A natureza do trabalho pode gerar uma carga mental considerável, resultando em sentimentos de ansiedade, isolamento e até desespero. Isso torna fundamental que as empresas e organizações do setor estejam atentas às necessidades emocionais de seus colaboradores, criando um ambiente que valorize e promova ativamente a saúde mental.

O Setembro Amarelo não é apenas uma campanha para os outros; é para todos nós. Envolver nossos colaboradores nessa discussão não fortalece apenas a cultura organizacional, mas também mostra que estamos atentos às necessidades humanas que transcendem as funções profissionais. Mostrar que a empresa se preocupa com o bem-estar de seus funcionários cria um ambiente de confiança, onde os colaboradores se sentem acolhidos e apoiados.

Como Promover a Campanha Dentro da Sua Empresa?

Aqui no Sindesp/CE, acreditamos que a prevenção começa com informação e empatia. Sugerimos que as empresas associadas promovam rodas de conversa, palestras e treinamentos voltados para a conscientização sobre a saúde mental. A criação de canais de escuta, onde os funcionários possam expressar suas preocupações de forma confidencial, também é uma excelente iniciativa. Além disso, é importante divulgar amplamente os serviços de apoio e os canais de ajuda disponíveis, como o Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece suporte emocional 24 horas por dia pelo telefone 188.

Outra ação recomendada é a promoção de atividades que incentivem o autocuidado, como práticas de meditação, exercícios físicos e a formação de grupos de apoio. Essas ações podem ajudar a construir uma rede de suporte sólida dentro da empresa, proporcionando um espaço seguro onde os colaboradores possam compartilhar suas experiências e se fortalecer mutuamente.

Formas de Pedir Ajuda

Sabemos que, muitas vezes, o primeiro passo para buscar ajuda pode ser o mais difícil. Por isso, é fundamental que todos saibam onde e como procurar apoio. Reforçamos que o CVV está disponível para qualquer pessoa que precise conversar e receber apoio emocional. As empresas também podem disponibilizar serviços de assistência psicológica para os funcionários, garantindo que todos tenham acesso ao suporte necessário em momentos de crise.

Conclusão

Neste mês de setembro, convidamos todas as empresas associadas ao Sindesp/CE a se unirem nesta campanha. Vamos juntos construir um ambiente de trabalho mais humano, acolhedor e seguro para todos os profissionais de segurança privada. A prevenção ao suicídio é um compromisso com a vida, e cada gesto de cuidado pode salvar uma vida. Contamos com o empenho de cada um de vocês para fazer do Setembro Amarelo um marco no fortalecimento do nosso setor e na promoção do bem-estar de nossos colaboradores. Juntos, podemos fazer a diferença!

A nova diretoria defende uma reforma tributária justa, sem aumento de impostos para o setor de serviços e, consequentemente, a segurança privada e a retomada dos postos de trabalho perdidos nos últimos anos.

Rua: Pereira Filgueiras,

2020 - Meireles,